Desenvolvimento de Software de Código Aberto/Livre
Desenvolvimento de Software de Código Aberto/Livre é uma disciplina eletiva oferecida, geralmente pelo professor Fernando Castor no Centro de Informática. Os nomes oficiais dessa disciplina, para cada curso, são: Tópicos Avançados em Linguagens Computacionais (if724) para CC e EC e Tópicos Avançados em Sistemas de Informação (if997) para SI. A disciplina também é conhecida pelo acrônimo FLOSS (Free/Libre and Open Source Software).
De acordo com o site da disciplina, o desenvolvimento de software livre e de código aberto (FLOSS) tem características muito diferentes das do software proprietário. Essas diferenças são de naturezas diversas e têm a ver com tanto com questões técnicas quanto com questões sociais, legais e econômicas. Tendo em vista que a formação dos alunos é frequentemente muito direcionada para a produção de software proprietário, esta disciplina visa apresentar o outro lado, fazendo com que os alunos conheçam aspectos teóricos e práticos da produção e distribuição de FLOSS.
Tópicos Abordados
- O que é Software Livre? O que é Software de Código Aberto?
- Um pouco de história
- O processo de desenvolvimento FLOSS
- Recursos necessários para iniciar um projeto de FLOSS
- Modelos de gerenciamento
- Questões econômicas
- Licenças
- Estudos de caso e relatos de experiências
Avaliação
A avaliação dos alunos se dará através de dois projetos, uma prova e participação em sala de aula. Apesar dessas avaliações formais, a principal medida do sucesso de um aluno será o seu grau de envolvimento com a comunidade FLOSS. Ao final da disciplina, espera-se que os alunos sejam capazes de:
- contribuir ativamente com projetos já existentes;
- iniciar e conduzir um novo projeto de desenvolvimento de FLOSS;
- manusear algumas ferramentas necessárias a essa abordagem;
- distinguir as principais licenças para FLOSS e escolher a melhor para um projeto;
- analisar se um determinado projeto deve ou não tornar-se FLOSS.