Maratona de Programação
A Maratona de Programação é um evento da SBC (Sociedade Brasileira de Computação) que existe desde o ano de 1996 e faz parte do ACM-ICPC (ACM International Collegiate Programming Contest), evento internacional patrocinado pela IBM. Ela se destina a alunos de cursos de graduação e início de pós-graduação na área de Computação e afins. Nesta competição, é promovido nos alunos a criatividade, a habilidade de resolver problemas sob pressão, encontrar soluções que sejam mais eficientes para os problemas.
O site oficial da Maratona e o site do CIn da Maratona possuem mais informações.
Índice
Reconhecimento Internacional
Muitas grandes empresas (Google, Facebook, etc.) sabem o grande valor que a maratona de programação traz aos participantes e muitos que já estão nestas empresas também reconhecem a contribuição da maratona em suas carreiras profissionais.
Funcionamento
Cada time é composto por três alunos, e estes terão uma quantidade de questões para serem resolvidas em cinco horas. A única coisa que podem usar é um computador e acesso a material impresso, como livros, anotações, etc. e dessa forma devem se organizar nesta batalha contra o tempo para resolver todos os problemas. Cada questão tem um formato de entrada e de saída, e para serem aprovadas as soluções, elas precisam estar totalmente corretas, e serem executadas dentro do tempo limite de cada questão (o que significa que a solução precisa ser eficiente). Cada submissão incorreta, seja por resposta errada ou por erro de execução ou qualquer outro erro, gera uma penalidade de 20 minutos para o time naquela questão. O time que resolver mais questões e no menor tempo será o vencedor.
Conquistas
1997
A UFPE se qualificou em 2º lugar entre os brasileiros na Regional Sul-Americana e foram classificados para a ICPC com o time formado por:
- Carlos Santos da Figueira Filho
- Marcelo Medeiros de Barros
- Paulo Borges Oliva
Técnica: Kátia Guimarães
1998
A UFPE se qualificou em 1º lugar entre os brasileiros na Regional Sul-Americana e em 2º lugar entre toda a América Latina e foram classificados para a ICPC com o time formado por:
- Carlos Santos da Figueira Filho
- Marcelo Medeiros de Barros
- Paulo Borges Oliva
Técnica: Kátia Guimarães
2001
A UFPE ficou em 4º lugar entre os brasileiros na Regional Sul-Americana e classificaram-se para a ICPC com o time formado por:
- Hugo Santana
- Leonardo Cunha
- Igor Gatis
Técnica: Kátia Guimarães
2002
Pela primeira vez desde o início da Maratona de Programação a UFPE conseguiu 1º colocação na Regional Sul-Americana entre todos os competidores latino-americanos com o time AM-PM formado por:
- Alessandro Almeida
- Emmanuel Macedo
- Pedro Manhães
Técnico: Sergio Queiroz
Outro time da UFPE também recebeu medalha de ouro. Foi o time HSIG formado por:
- Hugo Santana
- Igor Gatis
- Leonardo Cunha
Técnico: Mozart Araújo Filho
Apenas o primeiro colocado da UFPE, o time AM/PM, se qualificou para a mundial.
2003
Novamente, o troféu Maratona de Programação vai para o time AM/PM que consegue a 1ª colocação na Regional Sul-Americana e classifica-se para a ICPC, em Praga. O time foi formado por:
- Mayerber Carvalho
- Emmanuel Macedo
- Pedro Manhães
Técnicos: Alessandro de Luna Almeida e Kátia Guimarães
O time HSIG da UFPE conseguiu medalha de bronze.
2004 a 2007
A UFPE não consegue classificar-se para a ICPC.
2008
Depois de alguns anos sem conseguir boas colocações na Regional Sul-Americana, a UFPE consegue 2 medalhas de ouro, sendo o time Prático, Cícero e Heitor o 1º colocado geral formado por:
- Pedro Bello
- Pablo Pinheiro
- Hallan dos Santos
Técnica: Liliane Salgado
E o time que ficou em 3º colocado, mas ainda recebeu medalha de ouro, foi o YaThreeSobas formado por:
- Maira Araújo
- Victor Medeiros
- Artur de Aquino
Técnica: Liliane Salgado
O time Prático, Cícero e Heitor classificou-se para a ICPC e conseguiu Menção Honrosa na mesma.
2009
Novamente, a UFPE consegue 1º lugar na Regional Sul-Americana e recebe o troféu Maratona de Programação, classificando-se para a ICPC, com o time Pedrov, Victorov e Mairova, formado por:
- Pedro Bello
- Victor Medeiros
- Maira Araújo
Técnica: Liliane Salgado
Na mundial, o time da UFPE e do IME-USP resolveram 5 dos problemas propostos e terminaram no 14o. lugar. No desempate o time da UFPE sagrou-se, pela primeira vez na história da Universidade Federal de Pernambuco, campeão latino-americano da ICPC.
2010
Pela terceira vez consecutiva, a UFPE sagra-se campeã da Regional Sul-Americana, classificando-se, obviamente, para a ICPC, com o time Razão Cruzada formado por:
- Filipe Melo
- Pablo Carvalho Pinheiro
- Luiz Silva
Técnico: Pedro Bello
Na ICPC, o time da UFPE foi o melhor time brasileiro, com 5 problemas resolvidos, terminando na 27ª colocação.
2011
O time da UFPE consegue, mais uma vez, manter seu ritmo e fica com a primeira colocação na Regional Sul-Americana, com o time Challenge Accepted formado por:
- Davi Pinheiro
- Filipe Melo
- Luiz Silva
Técnica: Liliane Salgado
O time Fulano, Beltrano e Sicrano consegue, no mesmo ano, medalha de bronze por ter ficado em 7º lugar. O time era composto por:
- Israel Batista
- Márcio Barbosa
- Pedro Silvestre
Técnica: Liliane Salgado
Os resultados finais da ICPC 2011 podem ser vistos aqui
2012
A UFPE consegue uma medalha de ouro e outra de prata, com os times 4 Fun 2 Win e Coração das Cartas ficando em 3º e 6º lugar, respectivamente. O time 4 Fun 2 Win classificou-se para a ICPC e foi formado por:
- Sérgio Filho
- Márcio Filho
- Pedro Silvestre
Técnico: Luiz Silva
O time Coração das Cartas foi formado por:
- Rafael Marinheiro
- Israel Silva
- Lucas Veras
Técnico: Luiz Silva
2013
Novamente, a UFPE consegue um ouro e uma prata, com os times "Não é só pelos 20 minutos" e "UFPE =(" ficando em 3º e 5º lugar, respectivamente. O time "Não é só pelos 20 minutos" classificou-se para a ICPC e foi formado por:
- Sérgio Filho
- Davi Pinheiro
- Pedro Silvestre
Técnico: Liliane Salgado
O time "UFPE =(" foi formado por:
- Israel Silva
- Lucas Veras
- Gustavo Stor
Técnico: Liliane Salgado